Páginas

domingo, 20 de maio de 2012

Os efeitos colaterais das bebidas energéticas


 

Efeitos colaterais das bebidas energéticas


Entre a lista de substâncias proibidas pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) estão os Estimulantes - classe de substâncias que podem por exemplo suprimir a sensação de fadiga ou aumentar o estado de atenção. Nesse grupo de substâncias em que se encontra a caféina, estão a cocaína e as anfetaminas. A cocaína é conhecida da mesma forma que seus efeitos. As anfetaminas são usadas por pessoas que desejam emagrecer e provocam diversos efeitos colaterais, principalmente ligados ao sistema nervoso. Café, mate, refrigerante não possuem grandes quantidades de cafeína. Bebidas energéticas podem conter grandes quantidades e isso pode ser prejudicial para a saúde se consumida em grandes quantidades ou junto com bebidas alcoólicas por exemplo.
Bebidas energéticas com alto teor de cafeína estão vinculadas a uma série de ocrrências graves incluido taquicardia, pressão alta e até mesmo paradas cardíacas fatais. Podem representar riscos a jovens que tomam medicamentos ou sofrem de doenças crônicas, especialmente aqueles com problemas cardíacos e distúrbios de comportamento e humor, como o transtorno do déficit de atenção ou hiperatividade.
Uma bebida energética comum contém entre 70 e 80 miligramas de cafeína para cada porção de 225 mililitros, cerca de três vezes a concentração de refrigerantes de cola, mas pode trazer cafeína extra em outros ingredientes, como cacau, noz-de-cola e guaraná.
É importante lembrar também que a grande quantidade de açúcar presente nessas bebidas pode trazer riscos para diabéticos.

Anabolizantes Esteróides 2

Efeitos colaterais dos Anabolizantes  Esteróides!

Os efeitos dos anabolizantes esteróides podem ocorrer tanto a curto como longo prazo, dependendo da resposta individual, da dosagem e do tipo da droga, eles podem ser de maior ou menor gravidade. Os anabolizantes esteróides já foram relacionados com o infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e  hemorragia.

Efeitos dos anabolizantes esteróides em ambos os sexos: risco aumentado de distúrbios do humor incluindo a mania e a depressão; risco aumentado de psicoses; risco aumentado de atos agressivos que podem ferir a própria pessoa ou a outros; risco aumentado de doenças cardiovasculares; risco aumentado de doenças de fígado ecâncer; risco de HIV e de hepatites B e C com o uso de agulhas contaminadas; acne; diminuição da libido; perda de cabelo (calvície); retenção de água; dores articulares; risco aumentado de rompimento muscular; risco aumentado de rompimento de tendão; risco aumentado de sangramento de nariz; insônia; diminuição da eficácia do sistema imune; infertilidade; dependências mentais; cefaléia.

Efeitos dos anabolizantes esteróides em homens: risco aumentado de hipertrofia da próstata e câncer; tamanho testicular diminuido; ginecomastia (crescimento dos seios); priaprismo (ereção dolorosa e persistente); atrofia testicular.

Efeitos dos anabolizantes esteróides em mulheres: risco aumentado de câncer cervical e endometrial; risco aumentado de osteoporose; hipertrofia irreversível do clitóris; rouquidão e engrossamento irreversível da voz; aumento irreversível de pêlos faciais e corporal (hirsutismo); diminuição no tamanho do seio; amenorréia; atrofia uterina.

Efeitos dos anabolizantes esteróides em crianças e adolescentes: desenvolvimento sexual precoce; fechamento epifisário prematuro (maturação esquelética prematura levando a um crescimento raquítico); priaprismo crônico; hirsutismo.

Anabolizantes Esteróides 1

Os anabolizantes esteróides foram criados na década de 30. Cientistas alemães foram acusados de terem conduzido maciças experências com prisioneiros humanos envolvendo os anabolizantes esteróides durante a Segunda Guerra Mundial. O nome esteróide vem de uma palavra grega que significa sólido. Anabolismo é o ato de assimilação/desenvolvimento ou crescimento celular.
Na década de 1950 muitos atletas russos e europeus começaram a considerar que os esteróides eram muito benéficos a seus objetivos. Logo após, esses atletas começaram a dominar o esporte de levantamento de peso, esmagando com facilidade os recordes mundiais precedentes.
Uma década mais tarde, os esteróides estavam disponíveis no mercado. Nessa época, eles eram usados igualmente por atletas e médicos.