Páginas

domingo, 20 de maio de 2012

Os efeitos colaterais das bebidas energéticas


 

Efeitos colaterais das bebidas energéticas


Entre a lista de substâncias proibidas pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) estão os Estimulantes - classe de substâncias que podem por exemplo suprimir a sensação de fadiga ou aumentar o estado de atenção. Nesse grupo de substâncias em que se encontra a caféina, estão a cocaína e as anfetaminas. A cocaína é conhecida da mesma forma que seus efeitos. As anfetaminas são usadas por pessoas que desejam emagrecer e provocam diversos efeitos colaterais, principalmente ligados ao sistema nervoso. Café, mate, refrigerante não possuem grandes quantidades de cafeína. Bebidas energéticas podem conter grandes quantidades e isso pode ser prejudicial para a saúde se consumida em grandes quantidades ou junto com bebidas alcoólicas por exemplo.
Bebidas energéticas com alto teor de cafeína estão vinculadas a uma série de ocrrências graves incluido taquicardia, pressão alta e até mesmo paradas cardíacas fatais. Podem representar riscos a jovens que tomam medicamentos ou sofrem de doenças crônicas, especialmente aqueles com problemas cardíacos e distúrbios de comportamento e humor, como o transtorno do déficit de atenção ou hiperatividade.
Uma bebida energética comum contém entre 70 e 80 miligramas de cafeína para cada porção de 225 mililitros, cerca de três vezes a concentração de refrigerantes de cola, mas pode trazer cafeína extra em outros ingredientes, como cacau, noz-de-cola e guaraná.
É importante lembrar também que a grande quantidade de açúcar presente nessas bebidas pode trazer riscos para diabéticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário