Que a atividade física é benéfica à manutenção e promoção da saúde, todos sabemos, sendo que a ciência não se cansa de demonstrar esses benefícios. Porém a atividade física só será benéfica se for praticada com equipamentos e orientações adequadas, o que muitas vezes não é observado durante o treinamento, acarretando a ocorrência de lesões.
As lesões decorrem de alguns fatores básicos que não são observados no processo de treinamento:
- Utilização de equipamentos e locais de treinamento adequados.
- Quantidade (volume) e graus de esforço (intensidade) adequadamente dimensionados.
- Atividades compatíveis com a realidade do indivíduo.
- Técnicas de execução adequadas à prática das atividades físicas desempenhadas.
Os volumes e intensidades do esforço são o segundo fator. Devem estar adequados às capacidades físicas do indivíduo e devem ser manipulados com bastante precaução, pois um aumento de apenas 10% do volume total de treinamento pode ser o suficiente para o início de um processo de sobrecarga do organismo. O mesmo é válido para as intensidades, que devem ser cuidadosamente planejadas e controladas para não exxtrapolar os limites de performance do organismo.
Mesmo utilizando equipamentos e locais adequados, volumes e intensidades corretamente planejadas, existe risco. Para melhor ilustração, imaginemos um indivíduo co peso corporal elevado, que não é necessariamente obeso e sim possuidor de grande massa muscular. Caso esses indivíduo realize atividades aeróbicas com impacto em altos volumes, como a corrida, apesar de ter um condicionamento físico adequado e estar treinando com equipamentos e locais adequados, este indivíduo, devido ao alto peso corporal, irá produzir um impacto elevado em suas articulações. Assim, terá uma maior propensão às lesões do que indivíduos com o mesmo condicionamento e pesos corporais mais leves.
Quanto ao item técnicas de execução, este é de vital importância à integridade física, pois a execução de movimentos biomecanicamente incorretos acarretam em desgastes mecãnicos das estruturas corporais utilizadas.
Para prevenção e diminuição desses fatores de risco é de suma importância que o praticante procure a orientação de um profissional de Educação Física devidamente habilitado. Somente esse profissional tem o conhecimento necessário acerca da programação e controle de treinamentos, o que irá minimizar as chances de lesões e maximizar o sucesso do treinamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário